Publicado por: Duarte | 4 Abril, 2001

Ir à Procura de Lã e Sair Tosquiado

O novo Presidente dos EUA tem-nos surpreendido, pela negativa, com um conjunto de decisões que se revelam muito preocupantes, para os povos e países que em nada contribuíram para a sua eleição, de que destaco duas de projecção mundial:

  • No anúncio do relançamento do Projecto de Defesa Anti-míssil, mais conhecido pela “Guerra das Estrelas“, que ameaça lançar a Europa, a Rússia e a China numa nova escalada armamentista, sabendo, como se sabe, que quem irá pagar tudo isto são todos menos os países ricos. E como dizem os brasileiros “Vai sobrar para nós“;
  • Na decisão de renúncia, pelos EUA, da aplicação do Protocolo de Quioto, projecto determinante para a diminuição da poluição através da redução dos gases que mais contribuem para o Efeito de Estufa, o que levou a ministra francesa do Ambiente a qualificar a decisão de irresponsável, pois os EUA são “os principais culpados pelas alterações climáticas“, dado os elevados níveis de poluição que se produzem no território norte americano ou seja, 25% da produção mundial dos gases que provocam o aquecimento do planeta.

Face a estes antecedentes, o que traz preocupada a comunidade internacional é saber qual a reacção que George Bush, Presidente dos EUA, irá tomar na recente crise que levou ao apresamento de um avião espião e da sua tripulação, na ilha chinesa de Hainan.

Vale, contudo, a pena recordar os factos:

Têm vindo os EUA a desenvolver acções de espionagem electrónica à República Popular da China, com as consequências recentes e conhecidas, que se traduziram:

  • a) Na queda de um avião chinês e na morte de um piloto chinês;
  • b) A aterragem forçada e voluntária (podiam tê-lo feito no mar que na altura sobrevoavam), com a consequente detenção dos tripulantes.

Apressou-se o Presidente americano a exigir a libertação dos tripulantes, alertando para que nada de mal lhes suceda e reivindicando a devolução do aparelho e o seu equipamento electrónico de espionagem.

Era de esperar, no mínimo, que o Presidente americano para além de se preocupar com a saúde dos tripulantes do avião espião, lamentasse a morte do piloto chinês. Um pouco de humildade não lhe ficava mal.

O que de todo nos parece caricato é a exigência, de George Bush, de que os chineses devolvam o avião e o respectivo equipamento electrónico de que o mesmo era dotado, pois não faz sentido que se exija a um país espiado, que apanha o espião, que entregue os instrumentos que este utilizou para essa prática dolosa dos seus interesses.

Não resistimos à tentação de fazer as seguintes perguntas:

  • – afinal quem é o proprietário dos “dados” recolhidos, provenientes do território chinês e que estão registados nos discos do equipamento electrónico?
  • – são os “dados” dos chineses, a quem foram indevidamente subtraídos ou dos americanos que os registaram e sem autorização para tal e para objectivos não divulgados?
  • – quem tem os direitos de autor sobre esses “dados“, recolhidos?
  • – propunham-se os americanos a pagá-los a posteriori?

A resposta a estas questões é fácil. Não faz sentido de que o violador dos direitos de propriedade se apresente como vítima, como revelam as posições de responsáveis do Governo dos Estados Unidos.

Das palavras do Presidente americano à televisão transparece a preocupação de que os chineses, na posse do equipamento altamente sofisticado e ultra-secreto, de que era dotado o avião espião americano, passem a espiar o mesmo sem autorização do Governo dos EUA.

Se assim é, estamos perante a história daquele que, indevidamente, “foi à procura de lã e acabou tosquiado”, como parece ser o caso.

Estes exemplos, que a história nos dá, talvez ajudem a que não se metam noutra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: